Juazeiro do Norte / CE - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Glaucoma

O QUE É?

    

               Glaucoma é uma doença que afeta pelo menos uma em cada cinquenta pessoas idosas. Devido a problemas causados pela pressão intra-ocular, o glaucoma danifica o nervo ótico (nervo da visão), e pode provocar uma perda parcial da visão ou mesmo a cegueira total.

                   O nervo ótico é a via que transmite imagens do olho para o cérebro. A medida que o nervo ótico é danificado, áreas cegas vão se desenvolvendo impedindo a boa visão. Muitas pessoas não percebem o glaucoma em seus estágios iniciais, uma vez que não há sintomas de dores e a visão central é preservada. Mais do que qualquer outra doença, o glaucoma precisa ser detectado precocemente para que o tratamento seja bem sucedido.

 

CAUSAS E SINTOMAS

 

                   O glaucoma é causado por um problema no sistema de drenagem do olho. O globo ocular produz um líquido claro e transparente, chamado de humor aquoso, que é responsável pelo suprimento de nutrientes ao olho, e pela manutenção da pressão ocular em níveis normais.

                   A pressão é mantida no limite através de um sistema de controle que delicadamente balanceia a produção e a drenagem do aquoso. O glaucoma ocorre quando se desenvolve um bloqueio no mecanismo de drenagem, composto de finíssimos canais, impedindo que o aquoso saia do olho facilmente. Uma vez que o aquoso continua sendo produzido, a pressão interna do olho vai gradualmente subindo (por meses ou anos). Se a pressão fica muito acima dos níveis normais, as fibras do nervo ótico são danificadas e isto  é irreversível. Um sintoma precoce é o encurtamento da visão periférica. No entanto a maioria das pessoas não percebe isso sem um exame específico.

                    Mudanças frequentes na prescrição de óculos de grau podem ser um aviso. No mais, embaçamento da visão como efeito já dos pontos cegos no olho levam bastante tempo para serem percebidos.

 

EXAMES PREVENTIVOS E DIAGNOSTICO

 

                   Exames oftalmológicos realizados anualmente após os 35 anos de idade, e principalmente se você é de cor negra, diabético ou tem alguém com glaucoma na sua família é a melhor maneira de prevenir a perda visual.     

                   Num exame ocular, o oftalmologista mede a pressão intra-ocular e observa o estado do nervo ótico. Mas, apenas a pressão alta no olho não é suficiente para determinar o glaucoma. Um diagnóstico precoce do glaucoma pode ser feito através de um exame do campo visual, que mede a extensão da visão periférica e aponta se houve perda de alguma área de visão. A parte interna do olho também é examinada com a ajuda de vários instrumentos.

 

TRATAMENTO

 

                   O objetivo do tratamento é  baixar a pressão ocular. Se o glaucoma for diagnosticado, colírios ou comprimidos serão receitados para baixar a pressão do olho, ou melhorando o sistema de drenagem, ou ainda reduzindo a produção do aquoso.

                    Mesmo quando os medicamentos são usados corretamente, algumas vezes eles são incapazes de impedir que a doença progrida. Nesses casos uma aplicação com laser, ou mesmo uma cirurgia, pode ser recomendada para fazer-se novas aberturas nos canais de drenagem.

                    Glaucoma é usualmente um problema que durará toda a sua vida. Nunca pense que você esta curado nem suspenda o tratamento sem ordem médica. Sem tratamento o glaucoma pode causar a cegueira total. Por outro lado, tratamento apropriado e seguido a risca pelo paciente, assim como exames regulares, podem ajudá-lo a preservar sua visão pelo resto da vida.