Juazeiro do Norte / CE - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Visão

 

                Seus olhos e a sua visão são insubstituíveis. Eles sempre merecem o melhor cuidado. Seu modo de vida, sua habilidade no trabalho, dirigir um carro, ler e desfrutar de atividades recreativas, tudo depende da saúde de seus olhos. Negligenciar problemas de visão ou dos olhos pode acarretar em uma desnecessária redução ou mesmo perda da visão. A visão é o sentido que permite você enxergar, ver as coisas. Para um adequado funcionamento da visão e dos olhos, vários fatores estão envolvidos. Uma avaliação do sistema visual inclui diversos testes que medem a acuidade visual (o foco de seus olhos para diferentes distâncias), determinação da necessidade do uso de lentes de correção (um processo chamado refração) e algumas vezes testes de visão colorida, visão periférica e percepção de profundidade.

 

EXAME OFTALMOLÓGICO

 

           Além da avaliação do sistema visual, um exame completo dos olhos deve ser feito para possibilitar a determinação da saúde dos olhos no intuito de diagnosticar problemas. Um exame médico dos olhos com profissionais qualificados e sofisticada aparelhagem específica pode revelar sinais de problemas de saúde, tais como diabetes, pressão alta, arterioesclerose, tumores no cérebro, problemas nos rins ou no sangue. Isso porque muitos sinais de doenças no organismo podem se manifestar nos olhos, antes mesmo que em outras partes do corpo.

 

O OFTALMOLOGISTA

 

            Esse exame analítico dos olhos é realizado por um oftalmologista, que é um médico especializado em visão. Por isso, a prescrição para o uso de óculos ou lentes de contato deve ser feita por um oftalmologista. O ajuste das lentes corretivas é feito por um ótico, que é um técnico que executa a medição das lentes de acordo com a receita médica. Somente o oftalmologista pode realizar um tratamento médico ou uma cirurgia em seus olhos. Algumas das situações em que pode haver necessidade de uma intervenção cirúrgica são: estrabismo, catarata, descolamento de retina, pálpebras caídas e doenças na córnea.

 

A PERDA DA VISÃO PODE SER EVITADA

 

             Visitas periódicas a um oftalmologista devem tornar-se um hábito dos olhos é tão importante quanto de qualquer outra parte do corpo. Doenças nos olhos nem sempre apresentam sinais perceptíveis sem um exame oftalmológico. Em muitos casos tratamentos prematuros podem prevenir a diminuição da visão ou mesmo a cegueira. Exame médico dos olhos é importante para qualquer um, e não apenas para aqueles que sabem que tem problemas de visão. Visite um oftalmologista pelo menus uma vez por ano. Se você tem dúvidas ou necessita de alguma informação entre em contato com seu oftalmologista.