Juazeiro do Norte / CE - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Catarata

 

CATARATA O QUE É?

 

                O cristalino é uma lente clara e transparente situada na parte anterior do olho e que foca a luz sobre a retina, que está no fundo do olho. Quando o cristalino se torna opaco chama-se catarata. Não se trata de um tumor, nem de uma formação de pele sobre o olho, mas sim a opacificação da lente do olho. Quando uma porção grande do cristalino se torna opaca é necessário que se remova a catarata. Há muitas idéias erradas sobre a Catarata e é preciso que sejam esclarecidas. A catarata não passa de um olho a outro. Ela se desenvolve ao longo dos anos e não causará cegueira, necessariamente.

  

 

CAUSAS E SINTOMAS

 

                Há muitos tipos de catarata. Em sua maioria são causadas por uma mudança na composição química que provoca a opacidade do cristalino. Essa mudança pode ser devida a diversos fatores.

1.       Catarata Senil - O processo normal de envelhecimento pode causar um endurecimento do cristalino, tornando-o opaco. Esse tipo de catarata é o mais comum e pode ocorrer a partir dos 40 anos de idade.

2.       Catarata Congênita – Cataratas podem ocorrer mesmo em crianças. Esses casos são normalmente consequência de um processo hereditário ou provocado durante a gestação do bebê por algum problema da mãe.

3.       Catarata Traumática – Pode ocorrer quando o olho sofre algum tipo de lesão grave, como uma queimadura, um golpe ou um corte.

4.       Catarata Secundaria – Certas doenças, como diabetes, podem causar esse tipo de catarata. Geralmente a catarata não apresenta sinais externos em seus estágios iniciais.

 

 

                Notando-se qualquer embaçamento na visão, deve-se procurar imediatamente um oftalmologista para se fazer um exame médico dos olhos. Com o avanço da doença podem surgir sinais externos, como a perda da cor das pupilas e uma certa dificuldade em executar tarefas, principalmente a noite, sem a luz natural do dia.

 

 

TRATAMENTO

 

                Quando a catarata causa uma perda da visão, que comece a interferir com o trabalho ou com a vida cotidiana da pessoa é hora de extraí-la. A cirurgia é a única forma eficaz de extrair o cristalino com catarata.

                 A cirurgia de catarata tem grande índice de êxito. Mais de 99% dos pacientes operados recobram a visão. A cirurgia mais moderna por facoemulcificação é realizada com anestesia local, é rápida e segura. Não provoca grandes desconfortos ao paciente e raramente apresenta complicações pós- operatórias.

 

 

 

 

                Uma vez retirado o cristalino opaco do olho é necessário que se utilize outra lente para criar o foco. Atualmente, o implante cirúrgico de uma lente (cristalino artificial) dentro dos olhos é a melhor e mais confortável maneira de restaurar naturalmente a visão  anteriormente perdida.

 

                                                                  

                Lentes de contato ou óculos especiais também podem ser recomendados. Você e seu médico decidirão pela melhor adequação da lente ao seu estilo de vida ou ao seu caso clínico.

 

 

A PERDA DA VISÃO PODE SER EVITADA

               

                Exames periódicos nos olhos podem detectar com antecedência riscos a sua visão. Nos casos dos indivíduos com mais de 40 anos, ou com alguma história familiar de problemas oculares, esses exames devem se tornar ainda mais freqüentes. Não se conhece  métodos preventivos à catarata, mas em geral se pode evitar a perda da visão com tratamento adequado e observação constante. Quando há necessidade da intervenção cirúrgica não existe razão para não realizá-la o mais rápido possível.